Hello, rapa, frmz total?
Pro segundo post eu escolhi falar de um assunto que é importante pra qualquer profissional do backstage: sua workstation!
Uma workstation nada mais é do que uma "área de trabalho / estação de trabalho" onde nossos equipamentos e equipamentos da banda ficam organizados pra que possamos prestar a assistência necessária aos músicos antes, durante e após os shows. Assim como um músico tem seu gear (equipamento), um profissional do backstage também precisa ter.
Nesse final de semana tive 2 shows com os manos da Organi'c: Curitiba (certo, piá?) e Blumenau, e pela primeira vez usei meu case novo que encomendei com um amigo e professor, Bill Saramiolo. Antes eu usava uma caixa de plástico pra quebrar o galho, agora ta ficando legal. Se liga:
E agora o conteúdo:
Ainda to montando ele com algumas coisas essenciais que faltam em uma maleta de roadie. Se liga o gear até agora:
- afinador
- cabo p10
- fitas diversas (crepe, black e silver tape, gafer, tecido, isolante várias cores, durex)
- caixa de ferramentas (alicate de corte, alicate de pressão, chaves fenda e phillips diversos tamanhos)
- cordas reservas (bass e guitarra)
- chave de bateria
- lanterna
- pilhas reservas (AA e AAA)
- luvas multitato
Só pra não confundir: o case de um roadie NÃO é uma workstation, ele faz parte de uma workstation. Pra ilustrar, saca só:
A maleta de roadie junto de uma mesa, geralmente um praticável no backstage, ou algum suporte, formam uma workstation onde afinamos guitarras e baixos pra fazer troca de instrumento durante um show, as vezes trocamos cordas na emergência ou, num caso mais grave de problema técnico, temos nossas ferramentas para intervir em um circuito elétrico de amplificadores, pedaleiras, instrumentos ou até mesmo no sistema de monitores e PA. É muito importante que você monte sua workstation num local onde seja fácil se comunicar com os músicos e seja fácil trabalhar: organização, praticidade e agilidade são quesitos importantíssimos pra um roadie.
ATENÇÃO! É muito comum por aí vermos o "roadie" que chega no show, carrega as coisas e fica de braço cruzado. Esse mano não tem equipamento, não tem ferramentas e geralmente é um brother da galera da banda. Como diz um roadie amigo meu, esse carinha chamamos de "broadie". Não seja um "broadie". Responsabilidade, agilidade, segurança e conhecimento fazem a diferença, você é o alicerce e a zona segura dos músicos, nosso trabalho é preparar tudo pra que não existam falhas no show. Saiba diferenciar momentos de amizade e momentos de trampo!
Pra finalizar, uma foto de Blumenau do lado do hotel onde ficamos de frente pra Vila Germânica:
Valeu, vo come e dormi agora que é Day-Off!! Abraços do Gordão...
Respect, hermano de backstage! Quer que coloque os créditos na foto? Peguei do google pra ilustrar!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir