domingo, 4 de dezembro de 2016

Troca de Palco

Hey Ho, hermanos!

Fiquei um tempo sem postar aqui pq tava numa correria na estrada com os manos da Organi'c e com outros trampos também. Nesse final de semana acabei ficando em casa pra resolver umas paradas e hoje to com um tempinho livre aí resolvi fazer este post pra compartilhar uma parada com vocês, então bora lá.

Nessas últimas semanas fiz alguns trampos bem legais, mas um que se destaca foi em Montenegro -RS com os manos da Organi'c e do Cachorro Grande, se liga aí:


Como sempre, todo trampo é um aprendizado quando você vai trabalhar com essa mentalidade, mas uma coisa é inevitável, trabalhar com profissionais que já estão no mercado a mais de uma década é outra coisa, o aprendizado é GIGANTESCO e o que mais me chamou atenção nessa gig foi a troca de palco e resolvi dividir o que eu penso com vocês.

A troca de palco ou "change over" é um trabalho hiper mega blaster super duper importante e de uma responsabilidade enorme pra nós, roadies. Pra quem não sabe, a troca de palco é o momento entre 2 shows num festival ou uma data que basicamente consiste em desmontar os instrumentos do palco e montar os instrumentos do próximo artista a se apresentar. Simples, né? Claro que não!

Um profissional da técnica sempre precisa se familiarizar sobre o local onde vai trabalhar já que você precisa montar todos os instrumentos (bateria, baixo, guitarra + amplificadores e set de pedais). Geralmente o tempo de troca de palco é de 20 a 30 minutos (estimativa ta galera, você sempre vai saber o tempo que tem pra trabalhar). Eu já peguei troca de palco de 10 minutos e é corrido, então a responsa de atraso ou não, depende de você! Olha só esse cronograma do show do Kiss aqui no Brasil, com trocas de palco de 30 minutos:



Eu separei umas dicas que podem te ajudar quando for trampar:

  • Se possível, acompanhe a montagem do palco
  • Se possível, chegue antes do seu horário de montagem
  • Conheça os profissionais da casa e dos outros artistas (técnico de som, roadies da empresa de montagem, tec de luz, etc), comunicação é essencial!
  • Monte sua workstation (lembra que já falei dela?) com antecedência
  • Se familiarize com o palco (house mix, pontos de AC, entradas e saídas, camarins, etc)
  • Respeite horários (não precisa nem falar, mas ainda tem gente que não respeita)

Rapa, basicamente é isso, espero ter somado. Lembre-se, nosso trabalho é fazer com que os músicos consigam trabalhar com tranquilidade e solidez e que o dia de evento corra sem problemas, então faça a diferença!! 

Nozessssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário